Formando Leitores e Escritores.
 
  Em 10/02/2020  
   
     
     
 

As rodas de histórias constituem itinerários educativos favoráveis aos processos de ENSINAR E DE APRENDER nas classes do Infantil do Colégio das Irmãs.

Em ambiência lúdica e envolvente, o corpo docente do Infantil lançou o PROJETO “FORMANDO LEITORES E ESCRITORES”. Esse Projeto tem como intencionalidade pedagógica principal despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura e da escrita.

O teatro de fantoches foi a atividade eleita para mediar esse momento lúdico no Infantário. As crianças, cantando, manusearam os fantoches dos elementos que representam a música “Fui morar numa casinha”. Um momento mágico!

Nas classes do Maternal, as crianças foram caracterizadas de Chapeuzinho Vermelho (meninas) e Lobo (meninos). A professora, caracterizada de Chapeuzinho, contou o clássico infantil, utilizando o “Guarda-chuva Literário”.

No Nível I, as crianças, caracterizadas de “Nhoc, Nhoc, o dragão”, ouviram atentas a divertida história “O dragão Comilão”, de Rosana Rios.

Os saviestudantes do Nível II “viajaram nas asas da imaginação” no lançamento do PROJETO “FORMANDO LEITORES E ESCRITORES”. As professoras desse Nível conduziram as crianças a uma floresta encantada (Sala “Era uma Vez...”), onde encenaram, com lindos fantoches, a história “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha. Ao final da apresentação, as crianças foram convidadas a procurar na floresta o mais novo integrante do Nível II (o amigo Camaleão). Ele as ajudará na nobre missão de proteger a natureza.

Para potencializar a participação das crianças na escuta de histórias, as professoras do Nível III apresentaram aos saviestudantes desse nível o musical “O rato”, do grupo Palavra Cantada, na Tenda das histórias. Eles assistiram encantados à apresentação do musical. Foi momento mágico para os saviestudantes do Nível III, que, com essas atividades, estimularam a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura.



Por: Comunicação - CSCJ.