Colóquio Saviniano Conhecendo Profissões 2020.
 
  Em 03/06/2020  
   
     
     
 

O processo de escolha profissional envolve autoconhecimento, reflexão e conhecimento da realidade socioprofissional. Esse momento faz parte do amadurecimento dos jovens que atravessam um cenário de dúvidas e incertezas. Diante dessa dinâmica e pensando na promoção de escolhas mais conscientes, o Colégio das Irmãs vivenciou intensamente mais uma edição do Colóquio Saviniano Conhecendo Profissões entre os meses de abril e maio.  Com objetivo de debater, esclarecer e fomentar diferentes ideias acerca da escolha profissional em nosso corpo discente, renomados profissionais foram recebidos para discorrer sobre a trajetória escolar, acadêmica e profissional.

A ação, dirigida mediante lives e transmitida pelo Instagram da escola, inicialmente era orientada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Todavia, alcançou toda a nossa comunidade saviniana, implicando alunos, pais e professores em novas reflexões a propósito das atuais circunstâncias sociais e profissionais. Assim, o diálogo transcorria à medida que novas articulações se apresentavam acerca do percurso profissional, dificuldades encontradas, modo como as universidades reformulam seus currículos, bem como as novas demandas do mercado de trabalho.

Em momentos diferentes, mas com os mesmos objetivos, a discussão sobre as novas configurações que se apresentam, justificadas pelo isolamento social e crise econômica, vieram à tona, provocando novas reflexões em nossa comunidade escolar e social.

Há 14 anos o Colóquio Saviniano Conhecendo Profissões vem tornando possível o diálogo entre nossos alunos e profissionais. Com isso, permite novas descobertas ao envolver os vestibulandos em diálogo esclarecedor, ético e transparente. O projeto também tem como importante característica o envolvimento de ex-alunos, pais e professores Savinianos, que fazem parte de nossa história centenária. Muitos savinianos egressos deste Colégio já deixaram a marca de excelência profissional tanto no Brasil quanto no exterior.

Neste ano contamos com a ilustre presença de nosso ex-aluno Dr. Elcias Baldoíno Vilarinho (médico cirurgião), atualmente coordenador do serviço de cirurgia geral e digestiva do grupo Medimagem e supervisor do programa de residência médica em cirurgia geral do Hospital Santa Maria. Além de apresentar sobre sua trajetória curricular e profissional, evidenciando as vicissitudes de sua carreira, ele também expressou como sua vida escolar lhe permitiu, e ainda lhe permite transitar em diferentes áreas da medicina.

Nosso professor e coordenador do Laboratório Física do CSCJ, Rawllinson Medeiros Ibiapina, discorreu sobre sua profissão perito criminal e os critérios necessários para tal percurso. Com clareza, tornou evidente o papel da perícia, as possíveis áreas de atuação, a diferença entre perícia criminal da Polícia Civil e Polícia Federal.

A jornalista Aline Moreira, ex-aluna, apresentadora do telejornal Piauí TV 1 da TV Clube há 8 anos, faz um percurso brilhante na carreira profissional, em cujo exercício procede com clareza e transparência na transmissão das notícias e informações.

A arquiteta e ex-aluna Gabriella Pádua, artista nata, que decidiu pela profissão ainda aos 12 anos de idade e atualmente atuando nas áreas de construção, reforma  e interiores de projetos residenciais pelo viés da “arquitetura emocional”. Ela nos permitiu compreender a diferença entre o trabalho do engenheiro e o do arquiteto na construção civil, a importância social da profissão, as diferentes abordagens da arquitetura, bem como os estilos profissionais.

O farmacêutico-bioquímico Ronaldo Costa (pai saviniano), doutorando em Engenharia Biomédica - UNIBRASIL/SP, trouxe relevantes contribuições sobre a indústria medicamentosa e vacinas. Durante sua transmissão foi envolvido por questionamentos acerca do tratamento e prevenção do COVID-19.

Nosso ex-aluno Iago Torres de Carvalho, engenheiro mecatrônico, graduado pela Unicamp, com dupla diplomação na França, optou por seguir carreira no ramo de engenharia financeira, em mercados de capitais. Atualmente trabalha em uma multinacional britânica e mora em Zurique, na Suíça, onde atua como Gerente Europeu de Operações Estruturadas. Com uma visão multifacetada,  o convidado nos convidou a refletir sobre os diferentes e possíveis percurso em sua carreira, evidenciando as implicações do curso e do mercado de trabalho no exterior.

Francisco Diego Moreira Batista, Procurador do Estado do Piauí, ex- aluno saviniano, pós-graduado em Processo Civil e Direito Público, concluiu seu Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2015, quando iniciou sua carreira docente e advocatícia. Trouxe-nos grandes e importantes esclarecimentos acerca dos cursos de Direito em diferentes faculdades e universidades, mercado profissional, concursos públicos e advocacia, além de detalhar bem os diversos campos de atuação do profissional da área jurídica.

Com a excelente  condução da lives pela Psicóloga do Colégio Jaiana Aguiar, o Colóquio de 2020 constiui-se como um relevante fórum que contou com a gentil participação de brilhantes profissionais, a quem manifestamos nossos mais sinceros e cordiais agradecimentos.

Texto: Jaiana Aguiar



Por: Comunicação - CSCJ.