Era uma vez... o musical e Acantonamento - 1º ano do EF.
Em 26/11/2018
Encerramento das atividades letivas do 1º Ano foi com a apresentação de um espetáculo de contos de fadas.
A noite do último sábado (24) foi de festa para as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus - CSCJ. Eles transformaram-se em príncipes, princesas, duendes, fadas, rainhas, e encerraram as atividades letivas deste ano de 2018 com um belíssimo espetáculo que encantou o público que estava no auditório do Centro Cultural Efatá, local da apresentação.
Os estudantes encenaram o musical " Era uma vez..." com texto escrito especialmente para o 1º ano, pelo teatrólogo Franklin Pires e coreografias de Rocilda Magalhães.
O evento, que teve como temática os livros lidos nos projetos de leitura da escola, foi a finalização de um dos projetos de desenvolvimento das artes no colégio: o Acantonamento, que além da apresentação artística das crianças, consiste em passar uma noite divertida na escola. Com o objetivo de promover a autonomia, a integração e ampliar as relações de amizade e respeito, durante todo o ano aconteceram diversos projetos de leitura e atividades, como brincadeiras no pátio, oficina de artes, apresentações teatrais, caça ao tesouro, banho de ducha divertida e cinema com pipoca.“ A participação, o apoio e a confiança dos pais em nosso fazer pedagógico é primordial para o desenvolvimento de atividades como essas, em que as crianças ficam sob responsabilidade total dos educadores em uma noite mágica e repleta de surpresas e aprendizados”, concluiu a coordenadora Sandra Valéria Lopes.
Os pais do estudante Matheus Furtado, sabem o quanto é importante esse envolvimento. Eles, assim como o filho, estavam ansiosos com a apresentação em palco. “A gente está empolgado igual a ele. Meu filho ensaiou muito e o bom é que, como ele é muito tímido, esse espetáculo serve também para que ele fique menos desinibido”, disse William Furtado.A mãe, Camila Furtado, ressaltou também que o Acantonamento estimula as crianças. “Não deixa de ser também um incentivo à criatividade. Todo esse trabalho ajuda no conhecimento”, afirmou a mãe orgulhosa.
A literatura infantil surgiu no final do século XVII e até hoje desperta fascínio entre as crianças. Com uma linguagem simples, os contos de fadas provocam ainda mais interesse.No Colégio Sagrado Coração de Jesus, desde muito cedo as crianças são estimuladas a ter contato com as artes, e assim desenvolver maior amor aos livros. A estudante Lísia Carvalho, que representou a Rainha de Copas, estava tão emocionada, que mal conseguia falar. “Eu estava com vergonha, fiquei assustada, mas estou muito feliz”, resumiu o sentimento. O pai de Lísia, Luiz Bezerra, acompanhou tudo e destacou a importância do incentivo à cultura no Brasil. “Estamos numa fase cultural muito ruim, de valores muito deturpados, e qualquer resgate é válido”, afirmou o pai.
As artes e os livros são instrumentos para aguçar a imaginação e a sensibilidade, mas o encantamento pelos mesmos e pelas artes somente será efetivo se houver estímulo também no ambiente familiar. Dona Evanilda Parentes, é avó do estudante Joaquim José. Ela é professora e sempre acompanha a vida escolar do neto. “É muito emocionante ver o desenvolvimento deles.Sempre tentei estimular os filhos. Agora, é a vez dos netos. O incentivo às artes deve começar dentro de casa. As famílias precisam se envolver, estar presentes”, concluiu a avó.
Seja numa simples atividade em sala de aula, ou num espetáculo como este, encenado para tantas pessoas presentes, o CSCJ pensa em um projeto pedagógico em que as artes cênicas, a literatura, a religiosidade e o conhecimento em geral sejam acessíveis a todos em uma concepção de escola democrática, que garante ao aluno um próspero desenvolvimento.
Colégio
Santa Catarina de Sena (PA) Colégio
Nossa Senhora das Graças (PI)
Colégio Nossa Senhora do Ó (PA)
Colégio Nossa Senhora da Conceição (PB)
Colégio Santa Catarina (PE)
Colégio Savina Petrilli (PE)
Colégio de São José (AL)
Escola Santa Teresinha (CE)
Escola Ir. Maria Catarina Levrini (PI)
Escola Santa Inês (PI)
Centro Educacional Ir. Angélica Arnaut
Centro Educacional Menino Jesus (PI)
Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci (PI)
Centro Educacional Madre Savina (PI)
Instituto Madre Savina (BA)
Cultura
e Espiritualidade
Centro de Formação Memorare (PI)
Centro de Cultura Santa Catarina (PI)
Emaús (PI)
Emaús (PI)
Centro Social Dom Avelar (PI)
Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena (PI)
Lar da Providência Carneiro da Cunha (PB)
Lar Nossa Senhora de Fátima (CE)
Casa Maria Menina (PI)
Casa Savina Petrilli (PI)
Programa de Atenção Básica à Família
- PABF
Programa de Apoio à Criança e Assistência à
Família