Apresentação

O Colégio Sagrado Coração de Jesus tem reconhecida história de protagonismo na educação piauiense. A história atravessa gerações, sobretudo pelo relevante trabalho formativo desenvolvido e pelo firme compromisso com o ser humano. Nossa atuação dá-se no cenário contemporâneo, que é plural e multifacetado. Necessário, pois, educar para saber, saber fazer, ser e conviver.

 

Com efeito, organizamos o tempo escolar em função de fecunda construção do conhecimento.

Um tempo que se processa em espaço educacional de favorecimento ao contínuo pensar dos alunos e das alunas,
mediados por uma práxis reflexiva. Nesse espaço, professores(as) e alunos(as) compartilham saberes e sabores.

Como escola saviniana, integrando fé, cultura e vida, educamos evangelizando e evangelizamos educando.
Assumimos, com doçura e firmeza, o primado da excelência acadêmica, cuja marca é o significativo trabalho pedagógico direcionado à construção da autonomia, condição indispensável para o exercício da cidadania.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Pautada nas abordagens mais contemporâneas e significativas de ensino, aprendizagem, desenvolvimento, currículo, avaliação, infâncias., a pedagogia saviniana sistematiza e orienta o processo educacional nas classes do Infantil (do Infantário ao Nível III). À luz dos princípios que regem a Filosofia Saviniana, contextualiza as
questões teórico-práticas, pontua os fundamentos e dimensiona a ação pedagógica, tendo como META a formação integral da criança, mediante a observância que faz articular CULTURA, FÉ E VIDA.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo.

Nessa etapa, a escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos é um desafio real e motivador.
Desafio cujo andamento se amplia à medida que são introduzidas diferentes disciplinas e os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas, estudo do meio e projetos interdisciplinares.
Desde as séries iniciais, a ação pedagógica direciona-se à aprendizagem significativa.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

No segundo segmento da Educação Básica e no Ensino Médio, o estudante é desafiado a desenvolver novas competências e habilidades, que o instrumentalizam a capacidade de enfrentar situações-problema, trabalhar em grupo, dominar diversas linguagens e, criativamente, propor soluções.