Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Jesus, consciente de sua MISSÃO EDUCATIVA, abraça o desafio de EDUCAR/CUIDAR, com INOVAÇÕES no fazer pedagógico, primando pela solidez da IDENTIDADE, como Escola Católica, e pela função EVANGELIZADORA na ação cotidiana da sala de aula.

Num contexto essencialmente lúdico, a criança é recebida de maneira acolhedora por professoras qualificadas e profissionais especializados, com cuidados que permitem a construção de vínculos afetivos e, sobretudo, de confiança e segurança.

O ato de APRENDER e de ENSINAR dá-se nas INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS, no convívio com o outro, no relacionamento com a natureza, nas rodas de conversas, rodas de poesias, rodas de músicas, rodas de histórias, diálogos com Papai do Céu, nos eventos de leitura, produções oral e escrita, faz de conta, e nas múltiplas Atividades Permanentes, Sequências de Atividades Didáticas e Projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo.

Essas propostas exploram, no FAZER DOCENTE, as Dimensões Socioemocional, Cognitiva, Psicomotora e Espiritual Religiosa. As aprendizagens essenciais, então, asseguradas nessa modalidade de ensino, compreendem tanto comportamentos, habilidades e competências quanto vivências/experiências que promovem, no “sujeito aprendente” e protagonista do processo, aprendizagem e desenvolvimento nos diversos CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (O eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações). Sempre tomando as INTERAÇÕES E AS BRINCADEIRAS como eixos estruturantes.

Com esse propósito, o Infantil propicia às crianças contexto pedagógico favorável à INVESTIGAÇÃO AO LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, REFUTAÇÃO/COMPROVAÇÃO DE HIPÓTESES, AOS PROCESSOS DE ALAFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, AMPLIAÇÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS, DO RACIOCÍNIO LÓGICO, DA MEMÓRIA, além de instigar a REFLEXÃO e a PESQUISA.

HORÁRIOS

INFANTÁRIO: 8h às 12h
MATERNAL: 8h às 12h
NÍVEL I: 7h30min às 11h30min
NÍVEL II : 7h30min às 11h30min
NÍVEL III:  7h15min às 11h15min
TEMPO INTEGRAL – NÍVEL III:  11h15min às 17h30min
TEMPO INTEGRAL – NÍVEL I e II:  11h30min às 17h30min
TEMPO INTEGRAL – INFANTÁRIO e MATERNAL:  12h às 17h30min

INFANTÁRIO:  14h às 18h
MATERNAL:  13h30min às 17h30min
NÍVEL I:  13h30min às 17h30min
NÍVEL II: 13h30min às 17h30min
NÍVEL III:  13h30min às 17h30min

GALERIA DE FOTOS

Formação Humano-Crsitã

A Formação Humano-Cristã é desenvolvida através de um trabalho sólido e fecundo de avangelização com base nos princípios cristãos e valores savinianos. Essa formação busca promover momentos de vivência das crianças com elas mesmas, com os outros, com o meio e com Deus.
Desde o acolhimento, a realização de atividades religiosas e interações com os demais, a criança saviniana vivencia o desenvolvimento humano-espiritual de forma lúdica, privilegiando o conviver, o participar, o expressar e o conhecer-se, respeitando a individualidade de cada uma. O CSCS, atento às inovações e transformações, se prepara para este cenário atual.

Cultura Digital

A Cultura Digital chegou para ficar e está mudando a forma de atuação nos diversos segmentos escolares. A utilização das mais diversas tecnlogias é requisito básico para avançarmos em um mundo de transformação, competitivo e inovador.
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, constantemente, naquilo que se tem de melhor no mercado tecnológico e prepara seus alunos para o uso dos mais diversos recursos digitais. O uso de "softwares", plataformas e equipamentos audiovisuais permite uma transformação pedagógica, deixando nossos alunos com totais habilidades para pensar, planejar, criar e gerenciar seus próprios projetos.

Esporte, Música e Arte

Construir o desenvolvimento da livre-expressão, da autenticidade e da espontaneidade do aluno, através da multidisciplinaridade cultural de aprendizagens, através de obras, sons, jogos e o autoconhecimento corporal vinculado ao esporte, à dança.
Desde o acolhimento, a realização de atividades religiosas e interações com os demais, a criança saviniana vivencia o desenvolvimento humano-espiritual de forma lúdica, privilegiando o conviver, o participar, o expressar e o conhecer-se, respeitando a individualidade de cada uma. O CSCJ, atento às inovações e transformações, se prepara para este cenário atual.

Projetos Pedagógicos

Com o intuito de desenvolver as quatro competências linguísticas básicas (ouvir, falar, ler e escrever), o Infantil do CSCJ, à luz da Filosofia Saviniana e no cumprimento às orintações da BNCC, realiza projetos desenvolvidos ao longo do ano, contemplando estratégias diversificadas, com múltiplas linguagens egêneros literários.
Em nossa rotina semanal, segunda é DIA DE DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA, terça é DIA DE FRUTAS, quarta é DIA DE POESIA, quinta é DIA CIRANDA DE LIVROS e sexta é DIA DE CANTO POÉTICO ITINERANTE. Além disso, são realizadas, diariamente, rodas de histórias em sala, nas quais as crianças são estimuladas a vivenciar momentos encantadores, ampliando o vocabulário e a organização de pensamentos, tornando a leitura um hábito saudável desde a infância.

Estrutura Moderna e Inovadora

Desde a sua criação, o Colégio investe continuamente na modernização do espaço físico e na capacitação dos profissionais pedagógicos e administrativos, proporcionando condições favoráveis ao aprendizado e à formação integral do estudante.
Contamos com Laboratório de Ciências, Química e Física, moderna Biblioteca, Sala de Cultura Digital e Robótica, Quadra Poliesportiva, Brinquedoteca, Salas de aula climatizadas com recursos multimídia e internet disponíveis para uso dos professores.

Ensino Bilíngue

O ensino bilíngue tem por objetivo não apenas trazer para a rotina das crianças a língua estrangeira, mas também as inserir em um ambiente sociocultural em dois idiomas, oferecendo-lhes a oportunidade de vivências no seu dia-a-dia e o incentivo na fluência na língua inglesa, desde as séries iniciais.
Através dessa ligação intercultural, torna-se possível uma melhor percepção de mundo, desenvolvendo diversos sentimentos como empatia e respeito pelas diversidades. O aprendizado de um segundo idioma tem o poder de fortalecer a capacidade intelectual das crianças potencializando o raciocínio lógico, concentração, imaginação e percepção.