Pastoral

O Colégio Sagrado Coração de Jesus como escola confessional, em sua trajetória secular vem formando gerações e gerações com um programa de ensino voltado para o cultivo dos valores da liberdade, do respeito mútuo e da paz, integrando fé e vida. Acolhe o educando como um dom, valorizando e respeitando suas diversas manifestações e compreensão do transcendente.


Desenvolvemos uma proposta em consonância com o pensamento da Igreja e o objetivo para o Ensino Religioso proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ajudar o aluno a compreender de forma positiva como as diversas manifestações religiosas interferem na realidade humana levando-a para além dos seus limites, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural de nossa terra.

Hoje como ontem, vivemos num contexto de desafio. Certezas antigas estão sendo abaladas. A fé nos diz que Deus está presente e atuante. Como ler e interpretar estes sinais dos tempos? Neste contexto desenvolvemos uma proposta para o Ensino Religioso trabalhando os conteúdos como algo significativo, articulado, contextualizado, em permanente formação e transformação.


É evidente vidente que para o desempenho de tão bela missão o professorado do C.S.C.J. é aquele que faz a experiência delineada por Savina Petrilli. “O educador é semelhante a um pintor e toda criança entregue aos seus cuidados é como uma tela. A graça de Deus, a verdade e a caridade são as cores com as quais se deve reproduzir a suave imagem de Jesus.”


O Colégio das Irmãs é um espaço dinâmico de evangelização, onde proporciona às crianças, adolescentes e jovens uma vivência dos valores do cristianismo presentes no cotidiano escolar, com explicitação processual da fé e acompanhamento no seu compromisso de vida e com a Igreja. Nesta dimensão damos especial atenção à catequese da Primeira Eucaristia, Crisma, Grupo de Jovens – JUMIS, Infância Missionária, Acantonamento Espiritual, Manhãs de Convivência, Projeto Solidariedade Saviniana e Formação para Professores.