O Encontro de Educadores Savinianos reuniu no Centro Cultural Efatá docentes de 4 escolas da Rede Saviniana. Na acolhida inicial do Encontro, a espiritualidade teve a animação, a reflexão bíblica e o louvor em belos cânticos pelo Coral de Educadores Savinianos. A Professora Deyse Lúcide, especialista em avaliação educacional, discutiu com os educadores a proposta de Avaliação por Rubrica, ferramenta pedagógica moderna de grande alcance e funcionalidade na Educação Básica. Após rápida parada para lanche, a segunda parte da programação do dia teve a condução de Ir. Maria do Amparo Mesquita, que, realçando a data festiva e jubilar do sesquicentenário da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, lembrou aos educadores savinianos o compromisso com o “ser diferença no mundo” em vivência cristã de acolhimento, solidariedade, compromisso ético com o trabalho, o próximo, a pluralidade de ideias, a diversidade e o meio ambiente.  

No sábado, 13, o ENESAV teve início com Santa Missa, celebrada por Pe. Aerton. Na calorosa homilia enfatizou a necessidade de o educador ser fonte de luz e de conhecimento, mas sem esquecer que o conhecimento adquirido perderá todo o sentido se não partilhado.

O Grupo Sarminina com suas músicas e ritmos regionais movimentaram toda a plateia em grande ciranda.

Concluindo a dinâmica da manhã, o Profº Dr. Ailton Dias encantou com a riqueza humana e formativa da palestra “Fortalecendo a identidade confessional, ante os desafios e perspectivas atuais da educação católica”.

Nos dois dias o ENESAV-2024, enfatizou-se o carisma saviniano, a preparação pedagógica e a identidade confessional no ano do Jubileu do Sesquicentenário da Congregação.

Os comentários estão fechados