Projeto de Vida – Ensino Fundamental.

“O Projeto de vida dos saviestudantes alegra-nos por pensarmos no bem maior que ele pode trazer às crianças, adolescentes e jovens que estão sob os nossos cuidados e também aos seus familiares em tempos tão flutuantes”. (Ir. Maria do Amparo Machado).

Diferentes perspectivas dinamizam o Projeto de Vida nas séries do Ensino Fundamental. Cada recorte remete a uma motivação para o desenvolvimento de uma estratégia de vida cidadã e solidária.

O mundo contemporâneo demanda o cultivo de valores que fortaleçam e melhorem a vida em sociedade. Compreendemos, então, a importância do desenvolvimento do valor ACOLHIMENTO entre nossas crianças. Esse valor constitui a temática central do Projeto de Vida do 1º ano do Ensino Fundamental.

Já o Projeto de Vida do 2º Ano do Ensino Fundamental tem como tema motivacional a GRATUIDADE, atitude de não esperar recompensa na doação de si aos irmãos. Dela emerge a compreensão de que os valores da fé, da bondade e da solidariedade, podem ser vividos em todo tempo, e em cada idade, e são compatíveis com toda condição humana.

Atitude pronta e alegre para o serviço a Deus e aos irmãos, expressa na disposição livre e responsável para dedicar o próprio tempo e os talentos pessoais ao outro por meio da presença ativa, que leva a deixar o comodismo e desenvolve a persistência. DISPONIBILIDADE esse é o valor que envolve a temática do Projeto de Vida do 3º ano do Ensino Fundamental.

Os alunos do 4º ano do Ensino fundamental, por outro lado, participaram também da abertura do Projeto de Vida: Vida interior e impacto social. Esse momento especial contou com a presença do Serviço de Orientação Religiosa e da Psicóloga Jaiana Aguiar, do Serviço de Psicologia Escolar do CSCJ.

A temática Vida Interior anima o Projeto do 5º Ano do Ensino Fundamental. As crianças dessa série, como forte e significativa simbologia, receberam sementes de girassol para que cultivem a planta de forte conotação espiritual.

A intenção educativa do Projeto de Vida é que os saviestudantes construam saberes que lhes possibilitem conhecer-se como sujeitos únicos, integrados, protagonistas, transcendentes e comprometidos com a vida.

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