Psicomotricidade para o desenvolvimento da coordenação motora.

O processo de aprendizagem envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. É um fenômeno que envolve um método diretamente relacionado com o ato ou efeito de aprender.

Durante as aulas da Educação Infantil busca-se oferecer um ambiente didático, divertido e esclarecedor, como por exemplo, o que se é desenvolvido na sala de Psicomotricidade que é a ciência que tem como objeto de estudo o homem e que através do seu corpo em movimento com mundo interno e externo e está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

O processo se assemelha muito a uma brincadeira, mas é muito mais que isso; neste ambiente, importantes elementos são trabalhados como tônus da postura, repouso e sustentação, além do equilíbrio, lateralidade, imagem corporal, coordenação motora, e estruturação no tempo e no espaço.

A Professora Sandra Furtado do Maternal A, explica a importância deste espaço para as crianças, nesta fase, onde estão começando a se desenvolver.

“Tudo na escola tem um objetivo quando nós levamos a criança para este espaço nós observamos se essa criança já consegue realizar os movimentos seguindo a comandos de que forma ela realiza se possui equilíbrio”, explica.

A Sala de Psicomotricidade possui uma estrutura semelhante a um playground, com objetos e estruturas coloridos e de diversos formatos e tamanhos, a professora ainda explica sobre os objetivos das atividades desenvolvidas no espaço.

“A ideia é trabalhar os movimentos com a criança, a coordenação dela, onde se tem várias possibilidades de movimentos, como as rampas, ondulações, estruturas com subida e descida, entrar e sair, para que a criança comece a ter consciência sobre seu próprio corpo, e a partir daí, trabalhar para que a criança potencialize a coordenação motora global”, explicou.

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